(11) 5681-7088

(11) 5525-6088

0 Ver meus itens
Fechar

Itens

Selecionados

Curiosidades

Tenda Recreativa Moderna

07/10/2019

Após a Revolução Industrial, os americanos tinham mais condições financeiras e tempo. Explorar a natureza com uma “barraca de sobrevivência” tornou-se um passatempo popular. Os circos itinerantes começaram a usar barracas no início do século XIX e desenvolveram revestimentos gigantes para proteger os artistas e o público. 


No século XX os materiais começaram a mudar intensamente. Os postes de sustentação rígidos não eram mais feitos de madeira, em vez disso, os fabricantes começaram a usar aço e depois plástico. Suportes flexíveis ganharam força entre os campistas e o uso de cordas tornou-se menos comuns. Tendas passaram a ter sistemas de montagem em questão de segundos e a introdução de materiais, como o nylon, deixaram seus elementos mais resistentes.

Tendas de acampamento explodiram na década de 1960. Fabricantes introduziram pólos de fibra de vidro e alumínio, permitindo uma variação de formatos e deixando o peso mais leve para o transporte. As portas das tendas com zíper substituíram a abertura tradicional.

Ao longo das últimas décadas, designers de tenda realizam uma série de ajustes, desenvolvendo novos projetos, a exemplo de:


  • Tendas em forma de Túneis Infláveis: Como o nome indica, são tendas em formas de túneis permitindo um espaço maior no seu interior.



  • Tendas Infláveis: Essas barracas usam vigas infláveis, são fáceis de transportar e armazenar. No entanto, precisam de compressores de ar para montagem.



  • Tendas Geodésicas: A estrutura entrecruzada dessas tendas as torna extremamente resistentes e bem adequadas para o uso principalmente em locais frios, que possuam nevoeiros e/ou chuva de granizo. 



  • Tenda Pop-UP (Tenda X): Já para quem não gosta de estacas, pode apreciar as tendas pantográficas, que utilizam uma série de ferragens para se montar instantaneamente. 

        


A barraca já percorreu um longo caminho. Serviu como habitação, forma de proteção e um meio de separar os seres humanos da natureza. A tenda moderna nos traz outra função, ela permite experimentar o nosso ambiente e recuperar uma conexão natural. Tendas melhoraram graças às novas tecnologias, e não precisam de conexão com Bluetooth ou Wi-fi, tornando-se uma coisa boa. Pois, independente de como elas são construídas, ainda atendem uma necessidade e desejo fundamental básico, e permitem compartilhar os mesmos sentimentos que nossos ancestrais devem ter sentido quando dirigiram apostas na primeira tenda, inúmeros séculos atrás.

Confira outras

Postagens

Solicite seu orçamento!

Solicite seu orçamento!